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Parceiro em quarentena é um desafio para Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense

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Márcio Rodriguez de Souza renovou o plano sócio-partidário da Basco por mais seis meses, tempo mínimo para permanecer no programa do clube hoje. Membro da categoria Colina Mais, o representante de vendas de 43 anos tem direito a um ingresso para ele e um adicional e paga R $ 89,90 por mês.

Com a interrupção do futebol no Brasil nos últimos dias devido à nova pandemia de coronavírus e sem prazo para o retorno, o morador de Jacarepaguá espera uma posição do clube sobre o que será feito na ausência de jogos.

– É uma oportunidade para o Vasco dar alguns descontos nas mensalidades ou, dentro de seis meses, dar um mês grátis. Ainda não recebi nenhum contato relacionado a isso, eles não disseram nada sobre o que pode ser feito, disse Márcio.

A realidade é comum para os fãs de Flamingo , Fluminense y Botafogo , que são divididos em soluções. Além de equipes de todo o Brasil. Mas alguns já se mudaram. Semana passada Palmeiras anunciou que as taxas mensais pagas durante o período livre de futebol se tornarão em créditos para retirada de ingressos em jogos futuros em que a equipe de São Paulo seja a equipe principal.

André Monnerat, diretor de negócios da Feng Brasil, empresa especializada em projetos de participação de fãs, entende que o problema será encontrar maneiras de evitar a debandada do parceiro e o não pagamento de taxas mensais.

– O grande desafio é manter os torcedores em boa forma em um momento de pouco comprometimento com o clube. Mal comparado, é o que acontece nos intervalos sem jogos entre as temporadas. Só agora vivemos esse cenário sem saber com certeza o prazo final para isso, analisa o especialista.

No Vasco, uma reunião nesta segunda-feira tem como objetivo solucionar o problema.

– Estamos planejando uma série de ações nessa direção. Ainda não definimos exatamente o que são. Está sendo pensado. Uma das coisas seria estender o prazo como parceiro. Estamos avaliando os impactos – afirmou o presidente Alexandre Campello.

Os fãs estão divididos e alguns estão dispostos a ajudar os clubes.

A previsão do Vasco para 2020 é captar R $ 48 milhões com um parceiro apoiador. Com vendas de bilheteria e jogos, mais de R $ 20 milhões. Hoje, o clube tem o maior número de associados em seu programa, o Giant Member, com 180 mil pessoas. Muitos dos que aderiram à chamada Black Friday, como o empresário Rodrigo Torres, 34, morador da Tijuca. Segundo o torcedor, o clube deve dar a opção de cancelar ou devolver o valor não utilizado no futuro de outra maneira, mas caberia ao Vasco continuar ajudando nesse momento difícil.

– Seria legal para o clube dar uma opção de reembolso durante a quarentena, pois não fornece o serviço contratado. Eu continuaria com o pagamento. Se o clube quisesse jogar na frente, seria bom reconhecer o torcedor que não o abandonou. Entrei para ajudar, tudo é para o clube: Rodrigo defende, que paga até R $ 80 até maio.

No Flamengo, que tem mais de 120.000 membros em Nação Rubro-negra, o desafio é ainda maior. Atingir uma meta de orçamento de R $ 96 milhões com o programa e R $ 108 milhões em jogos de bilheteria nesta temporada.

Por meio de aconselhamento institucional, o clube indicou que não deveria fazer alterações imediatas, mas, em contato com o atendimento ao cliente, os funcionários observaram que em breve uma orientação seria fornecida no site do Flamengo. Daniel Bonvivi, gerente do torcedor parceiro do clube, foi abordado e se recusou a tomar uma posição.

Paula Silva Alvarenga, 27 anos, esperava que o clube tivesse uma postura semelhante à do Palmeiras e lamentou que o programa associado tenha pouca comunicação com os torcedores.

– Em uma semana isso continuará e eu gostaria que o Flamengo tivesse uma posição para ajudar a todos, mas a comunicação do parceiro-torcedor é muito ruim – diz o torcedor, cujo plano anual termina em dezembro e gasta quase R $ 400 por mês em Mais Paixão.

– Os meses que não têm nada podem dar como bônus, como março. Ou dar um mês extra, eles não perderiam dinheiro e nos ajudariam. Palmeiras está investindo o valor, ele comparou.

Tempos de criatividade

A GLOBO descobriu que o Botafogo, até o fechamento desta edição, não registrava pedidos de cancelamento em massa. O clube acredita que os fãs estão sendo compreensivos. A idéia que o conselho está analisando é estender o prazo de conclusão dos pacotes, evitando perdas para os parceiros. A estimativa para o ano era captar R $ 9 milhões com os planos e R $ 11 milhões nas bilheterias.

– Você tem pouca informação até agora. Minha conta está paga, eles ainda não disseram o que vão fazer. Não pretendo cancelar, pago a taxa e planejo os jogos. Como é para ajudar o Botafogo, não preciso me mexer, apesar de não saber o que acontecerá financeiramente, disse Marcello Diniz, motorista de táxi que ganhou notoriedade na Internet ao gravar um vídeo que exclamava "Gatinho, herói, preso" na final carioca. 2018.

– É um grande desafio criar maneiras de o show, e até o clube em geral, entrar no dia a dia de membros e fãs sem ter jogos. É preciso muita criatividade para pensar em novas formas de interação e conteúdo que podem aproximar os fãs no momento em que a concentração de todos está em questões muito mais urgentes, acrescenta André Monnerat, da Feng.

O Fluminense ainda não votou na previsão do orçamento para 2020. A reunião ocorrerá em 27 de março.

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